histórico

O Instituto Botucatu nasce no ano de 2010 a partir da vontade e a experiência de Silvia Sasaoka, Pôla Pazzanese e um grupo de profissionais ligados às áreas de cultura, arquitetura, meio ambiente e agricultura orgânica, entre outras, com o intuito de gerar propostas culturais e de geração de renda voltadas para a cidadania, especialmente os setores mais empobrecidos e isolados, e criar parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais de forma a materializar tais propostas.

 

Já no seu início, o I.Bot recebe como herança o Programa de Intercâmbio Tudo a Mão que a Silvia desenvolvia desde a sua empresa Straat e que traz estudantes de design para comunidades e oficinas de artesãos, com o intuito de realizar uma troca de saberes e gerar novos produtos com técnicas e materiais tradicionais, que posam constituir fonte de geração de renda para os artesãos envolvidos. Com o Tudo a Mão gerenciado pelo I.Bot, artesãos da cidade de Botucatu e região foram também beneficiados por esta experiência.

 

2010 Programa de Intercâmbio Tudo a Mão

Intercâmbios de estudantes de design com comunidades e oficinas de artesãos, com o intuito de realizar uma troca de saberes e gerar novos produtos com técnicas e materiais tradicionais, que posam constituir fonte de geração de renda para os artesãos envolvidos.

 

2010, 2011, 2012 Projeto Botuafrica
Realizado pela Prefeitura municipal de Botucatu e o Instituto Botucatu.
Desenvolvimento da auto-estima, valorização da cultura afro-brasileira e competência dos participantes para geração de renda através da produção de impressão em tecidos com a técnica de estêncil. Equipe profissional de Artistas e designers, para desenvolvimento de produtos artesanais com qualidade de design, para serem inseridos no mercado.

 

2011 Espaço Tudo a Mão
Cursos e oficinas de diversas técnicas artesanais ministrados por designers e artesãos orientados ao aprendizado de técnicas, à criação de produtos e como impulso para futuros empreendedores.

 

2014 Exposições artísticas

Aproximação do público aos temas do debate acadêmico: relações arte-design-moda, relações arte, design, artesanato, processo criativo, técnicas High tech x feito à mão.

 

2015 Programa de Mulheres Empreendedoras
Realizado pelo Instituto Botucatu e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo e apoio do Sebrae SP e Prefeitura Municipal de Botucatu. Apoio ao desenvolvimento de capacidades técnicas e conceituais sobre negócios de mulheres. Destina-se a conectar mulheres de visão empreendedora com parceiros do mundo empresarial brasileiro, lideranças e mentoras femininas. A finalidade é formar mentoras capazes de replicar o programa na região centro-oeste paulista, apoiando mulheres que enfrentam grandes desafios sociais, culturais e econômicos na sociedade atual.

 

2015 Conversas Urbanas

Ciclo de debates aberto sobre a cidade idealizado pelo arquiteto Celso “Pôla” Pazzanese e pela arquiteta Isadora Marchi. Motivadas pela revisão do Plano Diretor Participativo 2015 e apartidárias, uma oportunidade de falarmos sobre a cidade, para tentarmos entender melhor o que Botucatu tem a nos dizer tentando traduzir tais informações em melhorias à cidade e aos seus habitantes. Debate sobre cidade, construção de cidadania, participação cidadã nas políticas públicas.

Conecte se conosco!

                          

R. Rev. Francisco Lotufo, 652
Centro - Botucatu/SP                   

ibot.contato@gmail.com

ibot@institutobotucatu.org.br